Enem 2019: questões de Ciências da Natureza

Para quem está estudando para o Enem 2020 uma das melhores dicas que posso dar é: refaça as provas dos anos anteriores. Isso é fundamental para que você conheça o estilo das questões e esteja preparado para o que vai encontrar no dia da prova.

Por isso, selecionamos 20 questões de Ciências da Natureza do Enem 2019 para você já começar a treinar! 🚀

Questões prova Enem 2019: Ciências da Natureza

Questão 1:

O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático na membrana interna.

GRUNDLINGH, J. et al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).

O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)

A) obstrução da cadeia respiratória, resultando em maior consumo celular de ácidos graxos.

B) bloqueio das reações do ciclo de Krebs, resultando em maior gasto celular de energia.

C) diminuição da produção de acetil CoA, resultando em maior gasto celular de piruvato.

D) inibição da glicólise, resultando em maior absorção celular da glicose sanguínea.

E) redução da produção de ATP, resultando em maior gasto celular de nutrientes.

Questão 2:

Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro intitulado Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:

1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.

2. Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.

3. Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.

4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades.

5. Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos.

Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico.

OXTOBY, D. W.; GILLIS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado).

Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?

A) 1

B) 2

C) 3

D) 4

E) 5

Quer saber o gabarito das questões e avaliar o seu desempenho de acordo com a nota de corte do curso dos seus sonhos? Baixe o app Studos!

Questões Enem 2019

Questão 3:

As redes de alta tensão para transmissão de energia elétrica geram campo magnético variável o suficiente para induzir corrente elétrica no arame das cercas. Tanto os animais quanto os funcionários das propriedades rurais ou das concessionárias de energia devem ter muito cuidado ao se aproximarem de uma cerca quando esta estiver próxima a uma rede de alta tensão, pois, se tocarem no arame da cerca, poderão sofrer choque elétrico.

Para minimizar este tipo de problema, deve-se:

A) Fazer o aterramento dos arames da cerca.

B) Acrescentar fusível de segurança na cerca.

C) Realizar o aterramento da rede de alta tensão.

D) Instalar fusível de segurança na rede de alta tensão.

E) Utilizar fios encapados com isolante na rede de alta tensão.

Questão 4:

A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

A) impedir a penetração do parasita pela pele.

B) eliminar o caramujo para que não haja contágio.

C) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.

D) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.

E) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.

Questão 5:

A poluição radioativa compreende mais de 200 nuclídeos, sendo que, do ponto de vista de impacto ambiental, destacam-se o césio-137 e o estrôncio-90. A maior contribuição de radionuclídeos antropogênicos no meio marinho ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960, como resultado dos testes nucleares realizados na atmosfera. O estrôncio-90 pode se acumular nos organismos vivos e em cadeias alimentares e, em razão de sua semelhança química, pode participar no equilíbrio com carbonato e substituir o cálcio em diversos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova, n. 21, 1998 (adaptado).

Ao entrar numa cadeia alimentar da qual o homem faz parte, em qual tecido do organismo humano o estrôncio-90 será acumulado predominantemente?

A) Cartilaginoso.

B) Sanguíneo.

C) Muscular.

D) Nervoso.

E) Ósseo.

Questão 6:

Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas B, respectivamente com pressões de calibração pA pB, os amigos observam que o pneu da bicicleta deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta AmA, e no pneu da bicicleta BmB, são diretamente proporcionais aos seus volumes.

Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:

A) pA < pB e mA < mB

B) pA > pB e mA < mB

C) pA > pB e mA = mB

D) pA < pB e m= mB

E) pA > pB e mA > mB

Questão 7:

As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: https://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

A) sinfilia.

B) predatismo.

C) parasitismo.

D) competição.

E) comensalismo.

Questão 8:

 A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides (compostos aminados) que não foram extraídos no processo.

LIMA, L. K. S. et al. Utilização de resíduo oriundo da torrefação do café na agricultura em substituição à adubação convencional. ACSA — Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, n. 1, jan.-mar., 2014 (adaptado).

Esse resíduo contribui para a fertilidade do solo, pois

A) possibilita a reciclagem de carbono e nitrogênio.

B) promove o deslocamento do alumínio, que é tóxico.

C) melhora a compactação do solo por causa da presença de pectina.

D) eleva o pH do solo em função da degradação dos componentes do resíduo.

E) apresenta efeitos inibidores de crescimento para a maioria das espécies vegetais pela cafeína.

Questão 9:

Um alimento orgânico deve apresentar em sua embalagem o selo de uma instituição certificadora, garantindo ao consumidor que, além de ser um alimento isento de agrotóxicos, também é produzido com técnicas planejadas e controladas. A técnica de produção desses alimentos causa menor impacto aos recursos naturais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sistema de produção de alimentos vegetais, o controle de insetos é manejado por meio do(a)

A) prática de adubação verde.

B) emprego da compostagem.

C) controle da irrigação do solo.

D) utilização de predadores naturais.

E) uso de sementes inoculadas com Rhizobium.

Questão 10:

Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.

TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?

A) A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do gene.

B) Os organismos nem sempre herdam cada um dos genes de cada um dos genitores.

C) As alterações cromossômicas podem levar a falhas na segregação durante a meiose.

D) Os genes localizados fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos.

E) O cromossomo que contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da meiose.

Questão 11:

Em qualquer obra de construção civil é fundamental a utilização de equipamentos de proteção individual, tal como capacetes. Por exemplo, a queda livre de um tijolo de massa 2,5 kg de uma altura de 5 m, cujo impacto contra um capacete pode durar até 0,5 s, resulta em uma força impulsiva média maior do que o peso do tijolo. Suponha que a aceleração gravitacional seja 10 m s−2 e que o efeito de resistência do ar seja desprezível.

A força impulsiva média gerada por esse impacto equivale ao peso de quantos tijolos iguais?

A) 2

B) 5

C) 10

D) 20

E) 50

Questão 12:

Na família Retroviridae encontram-se diversos vírus que infectam aves e mamíferos, sendo caracterizada pela produção de DNA a partir de uma molécula de RNA. Alguns retrovírus infectam exclusivamente humanos, não necessitando de outros hospedeiros, reservatórios ou vetores biológicos. As infecções ocasionadas por esses vírus vêm causando mortes e grandes prejuízos ao desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, pesquisadores têm produzido medicamentos que contribuem para o tratamento dessas doenças.

Que avanços tecnológicos têm contribuído para o tratamento dessas infecções virais?

A) Melhoria dos métodos de controle dos vetores desses vírus.

B) Fabricação de soros mutagênicos para combate desses vírus.

C) Investimento da indústria em equipamentos de proteção individual.

D) Produção de vacinas que evitam a infecção das células hospedeiras.

E) Desenvolvimento de antirretrovirais que dificultam a reprodução desses vírus.

Quer se aprofundar ainda mais na prova do Enem? Veja outros materiais que podem te ajudar nessa jornada:

👉 Como estudar para o Enem

👉 Tema da redação Enem 2019: A democratização do acesso ao cinema no Brasil

👉 Ciências da natureza Enem: o que mais cai?

Questão 13:

O concreto utilizado na construção civil é um material formado por cimento misturado a areia, a brita e a água. A areia é normalmente extraída de leitos de rios e a brita, oriunda da fragmentação de rochas. Impactos ambientais gerados no uso do concreto estão associados à extração de recursos minerais e ao descarte indiscriminado desse material. Na tentativa de reverter esse quadro, foi proposta a utilização de concreto reciclado moído em substituição ao particulado rochoso graúdo na fabricação de novo concreto, obtendo um material com as mesmas propriedades que o anterior.

O benefício ambiental gerado nessa proposta é a redução do (a)

A) extração da brita.

B) extração de areia.

C) consumo de água.

D) consumo de concreto.

E) fabricação de cimento.

Questão 14:

Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano. Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas propriedades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, entre outros, são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrência de fármacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquáticos e terrestres.

BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Química Nova, v. 26, n. 4, ago. 2003 (adaptado).

Qual ação minimiza a permanência desses contaminantes nos recursos hídricos?

A) Utilização de esterco como fertilizante na agricultura.

B) Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana.

C) Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade em lixões.

D) Desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes.

E) Reúso dos lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto na agricultura.

Questão 15:

Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida.

A cor observada é proveniente da emissão de radiação eletromagnética ao ocorrer a

A) mudança da fase sólida para a fase líquida do elemento metálico.

B) combustão dos cátions metálicos provocada pelas moléculas de oxigênio da atmosfera.

C) diminuição da energia cinética dos elétrons em uma mesma órbita na eletrosfera atômica.

D) transição eletrônica de um nível mais externo para outro mais interno na eletrosfera atômica.

E) promoção dos elétrons que se encontram no estado fundamental de energia para níveis mais energéticos.

Questão 16:

Na piscicultura, costumam-se usar larvas de Artemia (crustáceo) para alimentar larvas de peixes. Ovos de Artemia são colocados em garrafas com água salgada e, sob condições ótimas de temperatura, luz e oxigênio, eles eclodem, liberando suas larvas, também conhecidas como náuplios. Para recolher os náuplios, coloca-se uma lâmpada branca fluorescente na boca da garrafa e estes começam a subir em direção ao gargalo.

Esse comportamento das artêmias é chamado de

A) geotropismo positivo.

B) fototropismo positivo.

C) hidrotropismo negativo.

D) termotropismo negativo.

E) quimiotropismo negativo.

Questão 17:

Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.

Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?

A) 6

B) 8

C) 10

D) 12

E) 14

Questão 18:

A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.

Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de

A) lipídios, para aumento do gasto calórico.

B) ATP, para aumento da síntese hormonal.

C) oxigênio, para aumento da produção de ATP.

D) proteínas, para aumento da massa muscular.

E) vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos.

Questão 19:

 O objetivo de recipientes isolantes térmicos é minimizar as trocas de calor com o ambiente externo. Essa troca de calor é proporcional à condutividade térmica k e à área interna das faces do recipiente, bem como à diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, além de ser inversamente proporcional à espessura das faces.

     A (40 cm × 40 cm × 40 cm) e (60 cm × 40 cm × 40 cm), de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades térmicas kA e kB. Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idênticos de gelo a 0 °C, de modo que suas superfícies estejam em contato apenas com o ar. Após um intervalo de tempo, ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contêm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente foi o dobro da que se fundiu no recipiente A.

A razão kA/ kB é mais próxima de

A) 0,50.

B) 0,67.

C) 0,75.

D) 1,33.

E) 2,00.

Questão 20:

Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.

DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas.

Disponível em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019 (adaptado).

Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:

A) Aquecer a casa e os corpos. 

B) Evitar a entrada do frio na casa e nos corpos. 

C) Minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos. 

D) Diminuir a entrada do frio na casa e aquecer os corpos. 

E) Aquecer a casa e reduzir a perda de calor pelos corpos.

Resolva todas as questões do Enem 2019!

Na Studos, você encontra todas as provas dos últimos 20 anos com o gabarito comentado. É só baixar o aplicativo, escolher o que você quer treinar e começar a estudar!

Estudar para o Enem 2020

Tema da redação Enem 2019: a democratização do acesso ao cinema no Brasil

O tema da redação do Enem 2019 surpreendeu muitos estudantes com a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Por isso, o professor Everaldo Radlinski analisou cada texto de apoio e destacou alguns pontos que você poderia ter abordado na prova! Vamos lá? 😉

Textos de apoio ao tema da redação Enem 2019:

Texto I

No dia da primeira exibição pública de cinema – 28 de dezembro de 1895, em Paris – um homem de teatro que trabalhava com mágicas, Georges Mélies, foi falar com Lumière, um dos inventores do cinema; queria adquirir um aparelho, e Lumière desencorajou-o, disse-lhe que o “Cinematographo” não tinha o menor futuro como espetáculo, era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas. Mesmo que o público, no início, se divertisse com ele, seria uma novidade de vida breve, logo cansaria. Lumière enganou-se. Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estórias para enormes plateias, de geração em geração, durante já quase um século? 

BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. In BERNARDET, Jean-Claude; ROSSI, Clóvis. O que é Jornalismo, o que é Editora, O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1993.

O texto 1 acentua a possibilidade de abordagem histórica quando fala do nascimento do cinema e também questiona retoricamente a importância dessa arte no contar estórias as distintas gerações por mais de um século.

Ideia possível de ser explorada no texto:

Aspecto histórico dos irmãos Lumière, do cinema mudo e depois falado, as Chanchadas, o Cinema Novo, as Pornochanchadas; e a possibilidade de citar filmes já assistidos como “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Que é isso Companheiro?”, “Tropa de Elite”, entre outros.

Texto II

Edgar Morin define o cinema como uma máquina que registra a existência e a restitui como tal, porém levando em consideração o indivíduo, ou seja, o cinema seria um meio de transpor para a tela o universo pessoal, solicitando a participação do espectador. 

GUTFREIND, C. F. O filme e a representação do real. E-Compos, v. 6, 11, 2006 (adaptado).

O texto 2 explora, pelo recorte textual, a “função” do cinema a partir do olhar pessoal do espectador que vê a cena, recria o assistido pelo olhar e compreende o mundo por sua interpretação. Isso pela definição de “máquina de projeção” da vida segundo o antropólogo e sociólogo francês.

Ideia possível de ser explorada no texto:

A interpretação de um filme épico ou de muita bilheteria e a interpretação de sua mensagem.

Texto III

O texto 3, um infográfico, expõe a afirmação de crescimento do “ir ao cinema” pelo brasileiro e, ainda, do interesse no assistir a filmes pela TV: uma consideração que não menciona qual público frequentador nem considera o advento tecnológico moderno que mudou o lazer social nos últimos anos. O recorte estatístico só ganharia luz se o candidato o comparasse ao texto IV quando entenderia o privilégio de alguns e, portanto, como esta arte passou de contadora de estórias da existência do início, para veículo de entretenimento de um público endinheirado e pronto para recepcionar produtos “enlatados” das grandes produtoras.

Ideia possível de ser explorada no texto:

A menção às séries e aos seriados passados na TV e o gosto do brasileiro. Falar da procura por esta arte a partir da consideração dos números do recorte como índice aferidor da vontade.

Texto IV

O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado: quase 3 300 salas em 1975, uma para cada 30 000 habitantes, 80% em cidades do interior. Desde então, o país mudou. Quase 120 milhões de pessoas a mais passaram a viver nas cidades. A urbanização acelerada, a falta de investimentos em infraestrutura urbana, a baixa capitalização das empresas exibidoras, as mudanças tecnológicas, entre outros fatores, alteraram a geografia do cinema. Em 1997, chegamos a pouco mais de 1 000 salas. Com a expansão dos shopping centers, a atividade de exibição se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar às atuais 2 200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60° pais na relação habitantes por sala), ocorreu de forma concentrada. Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas: o Norte e o Nordeste, as periferias urbanas, as cidades pequenas e médias do interior.

Disponivel em: https://cinemapertodevoce.ancine.gov.br. Acesso em: 13 jun. 2019 (fragmento).

O texto 4 deixa bem clara a intencionalidade da prova a partir da comparação do comando “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” e o final do texto que explicita o caráter excludente que a sétima arte assumiu na contemporaneidade. Logo, o candidato perceberia a abordagem crítica a ser produzida em sua dissertação, uma vez que certas Regiões brasileiras e determinado público ficam à margem dessa maravilha ficcional.

A argumentação deveria explorar a exclusão social que o cinema (re)produz hoje, ora pelo olhar financeiro; ora pela própria produção como um folhetim preparado e direcionado; ora, ainda, pelos contextos das salas de cinema e seu público frequentador. 

Possível ação interventiva:

…  requer uma política pública inclusiva de caráter monetário-cultural.

E aí, o que achou? Você abordou algum desses tópicos na sua redação do Enem 2019? 😍

Studos o melhor aplicativo para você estudar

Como fazer a conclusão da redação ENEM?

Como fazer a conclusão da redação Enem é uma dúvida muito comum entre os nossos studers. Por isso, este post, o último da série produzida em parceria com o nosso bruxo da redação, professor Everaldo Radlinski, abordará técnicas para você fazer a conclusão da melhor redação da sua vida no Enem. Ainda não acessou os primeiros conteúdos? Então o que está esperando? 😱

👉 Como começar uma redação Enem

👉 A intencionalidade da prova de redação Enem

👉 Estrutura textual para o desenvolvimento da redação Enem

Pronto? Agora vamos, juntos, fazer a conclusão de uma redação Enem nota 1000! 😍

Nos artigos anteriores, redigiram-se uma introdução sobre a Redescoberta do Patriotismo no Brasil e dois parágrafos de Desenvolvimento sobre a Epidemia de Suicídios no Brasil.

Agora, com base no esquema mental desenvolvido pelo Método Radlinski, chega o momento em que há de redigir-se a conclusão da redação.

E quais esquemas usar para a conclusão de uma redação nota 1000? Siga as seguintes estruturas:

PF + RT + V + AI + D.

PF + ME + A + MO + D + V + E + D.

Logo, + FLOREIO!

Nesses esquemas, as legendas equivalem às seguintes descrições:

PF Palavras de finitude, conteúdo analítico: [ Infere-se, pois, que…]; [Depreende-se, pois, que…].
RT Retomada de Tema, isto é, presença do comando,
V Verbo expressivo de pedir [Exige; Conclama; Clama; (con) clama];
AI Ação interventiva – sugestões – [Política pública, Lei, ou Comportamento.;
D Descrição;
ME Meio;
A Agente;
MO Modo;
E Efeito.
FLOREIO Enfeite textual.

A conclusão da redação Enem na prática

Após aplicar as estruturas delineadas acima, você desenvolverá uma conclusão como no fragmento a seguir:

Depreende-se [PF], portanto, que a dolorosa epidemia de suicídio [RT] requer [V] a corresponsabilidade de uma cultura de acolhimento [AI], em que a filosofia do ouvir e o fortalecimento dos laços afetivos nutram a prevenção [D]. Portanto [PF], a ampla disseminação de casas de apoio [ME], pelo Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, conjuntamente à sociedade voluntária [A], com campanhas online, divulgação de cartazes e cadastramentos de cidadãos dispostos a ouvir [MO], que promovam o diálogo intrafamiliar e institucional [D], quebrará o tabu da morte autoprovocada [E]. Logo, a morte prenunciada de tantos “Cancellier’s” encontrará ouvidos atentos à vida [Logo, FLOREIO = neste caso, volta à inspiração.].

Conforme exemplificado, na conclusão, o pensamento argumentativo passa pela retomada do Comando principal (Tema) e pela proposta de intervenção

No caso do parágrafo desenvolvido acima, a proposta de intervenção se desdobrou sobre o conjunto de ações governamentais e individuais, fundamentais para a construção de uma “filosofia do ouvir”.

O problema que evoca essa solução consiste no sentimento de abandono familiar e institucional sofrido pelo suicida.

Assim, a ação interventiva suscita as seguintes perguntas:

[AI] Diante do problema, o que se fez?
[ME] Com o que se fez?
[A] Quem fez?
[MO] Como fez?
[D] Detalhamento
[E] E o resultado

Você aprendeu sobre a produção da conclusão da redação ENEM, mas ainda fica com medo de não saber como começar sua redação? Aprenda a sumir com o “branco” e com o nervosismo que podem te afetar na hora da prova!

Studos o melhor aplicativo para você estudar e fazer a conclusão da redação enem

Como começar uma redação ENEM

Sabe aquele momento em que você se depara com a prova de redação ENEM e bate um enorme nervosismo?

Hoje, você descobrirá o que fazer para sumir com esse nervosismo e, de quebra, aprenderá a aquecer sua mente de uma maneira muito simples.

Nesta série de artigos produzidos pela parceria Studos + Método Radlinski, você já aprendeu sobre a intencionalidade da prova de redação ENEM, assim como já teve acesso às melhores técnicas para redigir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão de seu texto.

Mas resta a pergunta: o que produzir primeiro ao abrir a prova de redação ENEM?

Conheça a técnica, desenvolvida pelo Método Radlinski, que mudará o modo como você escreve!

Como começar uma redação ENEM: A Baixa

A Baixa abarca uma ferramenta muito simples e poderosa.

Ela consiste em decompor os significados/sinônimos dos termos presentes no comando da temática apresentada.

Tome por exemplo, as Baixas a seguir, realizadas com base no tema “O valor, o papel e a função da família tradicional”

O valor,o papele a funçãoda famíliatradicional
O significado, o dever e a missão do núcleo familiar clássico
A importância, a obrigação e a incumbência da parentela comum
A relevância, o encargo e a posição do lar convencional

Com a prática, realizar a Baixa induzirá seu cérebro a acessar certas significações. E isso vale muito naquela hora em que bate o branco.

Veja que, ao decompor os sinônimos de cada vocábulo, automaticamente, você dispõe de frases que podem ser utilizadas para retomar o tema da redação, em determinados momentos de seu texto.

Quer mais dicas geniais como esta? Acompanhe, continuamente, nossas redes!

Bons Studos!

Studos e Redação Enem

Doenças causadas por nematelmintos: Macete

Hoje vamos aprender um macete de doenças causadas por nematelmintos!

Os nematelmintos são vermes que podem viver em ambientes aquáticos ou terrestres, ou como parasitas em plantas, animais e seres humanos, causando diversas doenças.

Como existem muitos seres que causam muitas doenças e isso pode acabar confundido você na hora dos estudos, fizemos um super macete para você conseguir aprender quais são as doenças causadas por nematelmintos. Agora não vai mais ter erro!

(mais…)